A nossa missão

“Trabalhamos prioritariamente o desenvolvimento e a integração das diferentes comunidades de usuários do Bem Comum herdade do Freixo do Meio.”

Alfredo Sendim

A nossa missão consiste na construção de uma Comunidade em torno da herdade do Freixo do Meio, democrática, inclusiva, transparente, autónoma e resiliente, que consiga uma melhoria constante no relacionamento com os recursos naturais e que incentive o desenvolvimento pessoal.

Alheio à hegemonia do mercado e à maximização dos resultados imediatos, o nosso projecto de Economia Social procura uma sustentabilidade económica a par da prática efectiva de políticas sociais e ambientais adequadas.

Acreditamos também que a identidade e o futuro de uma região e da comunidade que a habita depende essencialmente da forma como cultivamos o seu solo. O nosso esforço deve contribuir para construir modelos sustentáveis de produção de comida, que permitam encontrar, de uma forma democrática e participativa, um futuro de verdadeira conexão entre o Homem e sua casa comum, o planeta Terra.

Procuramos viver os princípios ancestrais do Montado, à luz do conhecimento e das circunstâncias sociais, ambientais e económicas actuais. Nós acreditamos que a alimentação estabelece uma relação “sagrada” entre o Homem e a nossa Terra Mãe, pelo que o modo de produção e transformação praticado dá particular ênfase à protecção do meio ambiente, ao bem estar animal e vegetal, e também à diversidade e qualidade intrínseca dos alimentos.

A Herdade do Freixo do Meio diferencia-se por oferecer um conjunto de alimentos produzidos, transformados e distribuídos por uma única instituição. Uma cadeia curta e personalizada, mas completa e eficiente, proporciona uma inigualável responsabilização e segurança alimentar.

Os nossos alimentos são livres de agrotóxicos (fertilizantes e outros factores de produção de síntese químicas), de biocidas (naturais ou de síntese), de antibióticos e de medicamentos de síntese química e de transgénicos (OGM).