Aula aberta com Alfredo Sendim

Data: a ser definida
Duração: 3 horas
Montado do Freixo do Meio

Um domingo (ou feriado) por mês, Alfredo Cunhal Sendim dá uma Aula Aberta com temática livre dirigida a todos os que queiram aprender na natureza sobre o funcionamento dos ecossistemas e a agricultura multifuncional. Uma oportunidade para conhecer pelas mãos do mentor do projecto agroecológico do Montado do Freixo do Meio como se produzem alimentos segundo os princípios éticos da Agroecologia.

O que esperar desta Aula Aberta?
- Aquisição de conhecimentos sobre o modelo de produção e de consumo de alimentos desenvolvido no Freixo do Meio
- Atitude reflexiva e promotora de olhar crítico sobre a relação do Homem com a natureza e o estado do Planeta e o consumo alimentar consciente
- Debate de temas pertinentes da atualidade ambiental, como modelos éticos de produção agrícola e pecuária, a Soberania Alimentar, a conservação dos recursos naturais através do mosaico agroflorestal
- Descoberta da diversidade de fauna e flora do Montado do Freixo do Meio
- Momentos de cooperação e de partilha colectiva
- Demonstração de exemplos locais de adaptação aos desafios ambientais e climáticos presentes e futuros

Mínimo de 10 pessoas
Máximo 100 pessoas

Preço
€ 15 por pessoa

Garanta já o seu lugar
Entre em contacto connosco, através do formulário abaixo, e garanta o seu lugar nesta Aula Aberta com antecedência. Informamos assim que tivermos uma data definida.

Biografia – Alfredo Cunhal Sendim
Nascido no Porto partilhou a sua infância entre Lisboa, a cidade, Montemor-o-Novo, o campo, e Ferragudo, o mar. Tinha 8 anos quando a revolução de 74 cortou quase tudo e o levou a fazer a quarta classe em Pamplona, a montanha, na Espanha de Franco. Assistiu a um segundo processo de transição democrática mergulhado numa cultura muito diferente da sua. Regressou com a família a Lisboa e a Ferragudo, a cidade e o mar, ficando o campo adiado 15 anos. Completou o liceu normalmente e ancorou a sua relação com o mar através da pratica de diversas formas de pesca artesanal. A tentativa de estudar veterinária levou-o cinco anos a Évora e ao Alentejo. Durante o período em que estudava zootecnia começou a ajudar a sua Mãe que assumia então, novamente a responsabilidade de ser proprietária de um conjunto de herdades na região.

Em 1990 vai habitar o Monte da Herdade do Freixo do Meio, território onde, passo a passo, vem desenvolvendo um projecto estruturante no campo agrícola e social. Voltou, entretanto, três anos a Espanha onde estudou economia rural, ensinou na Universidade de Évora e integra, atualmente, o Conselho Superior da Universidade. Durante este período participou activamente no movimento associativo agrícola alentejano.

A procura do uso da terra como “Bem Comum” está na origem de uma profunda reflexão sobre o exercício da propriedade e sobre os modelos de interacção com a comunidade e com a natureza, aplicada e experienciada na prática por este agricultor na Herdade do Freixo do Meio ao longo de 30 anos. Para alem da gestão da Terra foi administrador de empresas no sector agro-alimentar e cortíceiro. É pioneiro dos movimentos de Agroecologia, Agricultura Biológica, de Permacultura, de Agrofloresta e de Soberania Alimentar em Portugal. Premiado e reconhecido pelo sector ibérico ambientalista, Alfredo Cunhal Sendim divulgou e representou ao longo dos anos estas causas em fóruns tão distintos como o Ministério da Agricultura nacional, a UE, a FAO, ou a sociedade civil. Mais recentemente, é um dos rostos da ação “Pessoas pelo Clima”, representada por dez famílias europeias. É pai de dois filhos.

Não hesite e venha visitar-nos. Entre em contacto connosco e agende uma visita.

Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio, Operador de Atividades Turísticas - Ar Livre / Natureza e Aventura - RNAAT Registo n.º 2419/2018