Participação no IV Encontro Europeu CSA em Tessalónica

12 Nov 2018 Eventos

Mais de 300 agricultores e co­produtores reforçaram laços e trocaram experiências em torno do modelo de valorização da produção alimentar local no 7º Simpósio Internacional e 4º Encontro Europeu entre CSA's: "Community Supported Agriculture Beyond Borders" [Comunidade que Sustenta a Agricultura Além­fronteiras] que decorreu durante os dias 9 e 11 de Novembro de 2018, em Tessalónica, na Grécia.

O modelo de agricultura de proximidade português, Programa CSA ­ Partilhar as Colheitas Freixo do Meio esteve representado por Alfredo Sendim e Liliana Pinto, porta­voz das AMAP ́s do norte do país. Participámos em diferentes workshops, assim como nas sessões de debate inseridas no programa organizado pela Rede Internacional CSA Urgenci que conta, atualmente, com dois milhões de membros, da qual fazem parte grupos de consumo locais e comunidades CSA de todo o mundo (Europa, Estados Unidos, Japão, China ou Mali).

Nestes três dias de reflexão, os presentes debruçaram­se sobre temas relacionados com a atualidade da produção alimentar a nível mundial: os sistemas de garantia participativa, a agricultura solidária, a justiça alimentar e o direito à alimentação, a agroecologia e o pastoralismo, entre outros.


Foram dias extremamente enriquecedores e de grande aprendizagem, fruto do intercâmbio cultural entre co­produtores de mais de 40 países que, apesar da distância geográfica estão unidos na partilha dos princípios éticos, os valores da agroecologia e da soberania alimentar.