Processo Pessoas pelo Clima

Alterações Climáticas 14 Nov 2018

No dia 13 de novembro alguns dos rostos da Ação Pessoas Pelo Clima foram recebidos no Luxemburgo por dirigentes de organizações não governamentais de ambiente europeias, cientistas e cidadãos do movimento Wemove.eu e da aliança Climate Action Network Europe.

Três famílias portuguesas [incluindo Alfredo Sendim, coordenador da Cooperativa de Usuários Herdade do Freixo do Meio], juntamente com famílias de mais seis países (Alemanha, França, Itália, Roménia, Quénia e Fiji) apresentaram em Maio de 2018 uma ação legal no Tribunal Geral da União Europeia contra o Parlamento e Conselho Europeus.

Exigem-se políticas comunitárias mais ambiciosas face às metas climáticas estabelecidas pela UE para 2030, invocando o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos, a proteção do ecossistemas e da economia local relativamente aos efeitos adversos das alterações climáticas.

Até à data mais de 160 mil europeus manifestaram o seu apoio a esta iniciativa inédita de cidadãos, subscrevendo a petição People ́s Climate Case.