Bem-vindo Outono!

22 Out 2019 Agricultura Biológica

O fim do Verão inaugura um novo ciclo: um período de recomeço em que nos preparamos para receber coisas novas! É quando o Montado Alentejano nos saúda com a bolota, símbolo do nosso projecto agroecológico. É um dos recursos mais generosos da floresta multifuncional do Freixo do Meio e surge com esplendor nos ramos dos sobreiros e das azinheiras.
É também, nesta altura, que celebramos o período agrícola Outono-Inverno 2019-20 e com este o iniciar de um novo acordo do Programa Partilhar as Colheitas CSA Freixo do Meio.

Com o aproximar do Outono colhem-se os tomates, as alfaces e as courgettes das hortas e agroflorestas. Algumas destas culturas passam para a estufa, onde estão mais abrigadas. Nos campos agrícolas começam a semear-se couves variadas, resistentes às geadas e a temperaturas mais baixas.

Iniciam-se as sementeiras de rabanetes, nabos, brócolos, alho-francês, entre outros hortícolas próprios dos meses mais frios. Colhem-se marmelos e faz-se marmelada caseira. O lagar entra em operação (a partir de dia 21 de Outubro) e recebe as azeitonas galegas do nosso olival extensivo, mas também de quem quiser fazer aqui o seu azeite. 
Segue-se a colheita da bolota do nosso Montado. Aos poucos, o valor nutricional deste fruto seco português é reconhecido e, cada vez mais portugueses, incluem os alimentos de bolota do Freixo do Meio na alimentação. 
Se ainda não provou ou conhece, espreite de que forma recriamos este superalimento na nossa unidade de transformação alimentar.

Pode também visitar-nos com amigos e família e passar uns dias nas casas de campo do Montado do Freixo do Meio. Aprenda de forma divertida com a Experiência "À volta da Bolota, o superalimento do Montado".

Mais informações: visitas@herdadedofreixodomeio.pt ou através do número +351 965 755 849.