Plantar! A nossa resposta de adaptação às alterações climáticas!

3 Mar 2020 Freixo do Meio

A Campanha de Plantação de 2020 do Freixo do Meio começou no passado mês de Janeiro e dá continuidade ao trabalho de florestação iniciado no final de 2018. Numa área de 108 hectares, designada "Novo Montado", confluem várias parcerias de investigação - LIFE MONTADO ADAPT, ECO MONTADO XII e TRUE -, assim como experiências de regeneração de solos com diferentes técnicas de Agroecologia e introdução de mais árvores.

Concentramos esforços em recuperar a fertilidade de solos, outrora cultivados de forma intensiva com tabaco, tomate e cereais, para transformar uma área em risco de desertificação num sistema agroflorestal dinâmico de sucessão natural. Aqui projectamos um sistema com abundância de alimento e biodiversidade, mais complexo e resiliente ao aumento das temperaturas, com solos vivos e permeáveis com capacidade de reter água e gerar mais humidade, em resposta a episódios de seca mais severos. Um pomar multifuncional no nosso Montado em que várias árvores de fruto, nomeadamente azinheiras, sobreiros, oliveiras, figueiras, videiras, nogueiras, frutos vermelhos, entre muitas outras, crescem em cooperação e entreajuda com plantas de protecção (tutoras), plantas produtoras de biomassa e aromáticas.

Até à Primavera, a equipa da agrofloresta do Novo Montado vai estar com as mãos na terra a plantar mais de vinte mil árvores e arbustos de quinze espécies diferentes. 

Reforçamos ainda mais esta missão com o suporte financeiro da IG&H, empresa holandesa que, em parceria com a Land Life Company e a Volterra, aplicam créditos de carbono na plantação de mais árvores. Com o apoio concedido à nova plantação do Freixo do Meio, esperam sequestrar mais de 3 mil toneladas de CO2 nos próximos 40 anos. Um investimento na nossa paisagem, identidade e cultura e, sobretudo no futuro das próximas gerações. Estamos muito gratos e motivados para plantar mais vida, água, sombra e alimento!