Carta Aberta - Programa CSA Partilhar as Colheitas Freixo do Meio

25 Mar 2020 Freixo do Meio

Programa CSA Primavera-Verão 2020
Início 1 de Abril 2020


Estamos a viver dias de incerteza – enquanto uns trabalham dia e noite para assegurar cuidados de saúde e a distribuição de alimentos, a grande maioria é obrigada a fazer uma pausa inesperada e inconveniente.
Este vazio repentino abre muito espaço para refletir sobre a atual situação e a nossa função no planeta. Num mundo altamente industrializado e tecnologicamente avançado, onde desafiamos diariamente distâncias e zonas horárias, comunicando sempre em live, sem conhecer limites – acontece mesmo isto: um vírus, um pequeno elemento do mundo natural, demasiado simples para ser considerado um ser vivo, obriga-nos a abrandar e faz-nos relembrar que somos parte de um sistema natural e, apesar de tudo, tão vulneráveis como o próprio sistema.

A natureza não é só quem nos pode realmente influenciar (além de nós próprios), mas também quem nos pode alimentar e garantir o nosso bem-estar a longo prazo. Com isto em mente, o Montado do Freixo do Meio tem a missão de produzir alimentos em harmonia com o sistema natural e com os princípios éticos da Agroecologia.

É sem dúvida o programa CSA Partilhar as Colheitas que nos tem permitido, nos últimos 5 anos, seguir este caminho, com um número cada vez maior de pessoas que se juntam à nossa missão. Construímos uma comunidade de partilha do alimento com respeito pelo sistema natural e pelas mãos de quem trabalha a terra. Nesta altura em que recebemos um número de encomendas muito superior ao normal, continuamos a dar prioridade aos coprodutores na satisfação de encomendas da loja online.

A atual crise comprova que a nossa alimentação é um Bem Comum demasiado importante para o deixar num sistema de negócio unilateral. Agradecemos a todos os nossos coprodutores a confiança e o apoio contínuo na criação de uma relação mutuamente compreensiva e construtiva entre o consumidor e o agricultor e, nesse sentido, retribuímos com o nosso esforço incansável, sobretudo neste contexto particularmente desafiante.

Com respeito pelo compromisso que estabelecemos juntos, queremos continuar a abastecer regularmente com alimentos de qualidade, quem nos tem apoiado através deste programa e não queremos falhar. E, por esse motivo, nas próximas duas semanas vamos trabalhar apenas as encomendas dos coprodutores do Programa CSA Partilhar as Colheitas.

No total, entregámos 17.907 quotas em 2019 – um grande número que se baseia num sistema de produção e de gestão cada vez mais eficaz. Em 2019 implementamos um sistema informático muito abrangente que nos ajuda a tomar conta dos números – entradas, stocks, vendas, contabilidade. Uma consequência direta deste novo sistema é a faturação automática.

Atualmente com 152 coprodutores, iniciamos o novo período Primavera/Verão 2020 – este é o maior número de coprodutores desde sempre. É um desafio criar uma comunidade verdadeira, mas queremos facilitar a interação do nosso lado com todos os nossos meios de comunicação disponíveis (desde e-mails, Instagram freixodomeio e a página do Grupo de Facebook “CSA Partilhar as Colheitas”), incluindo em breve um Fórum no novo site que estamos a criar. Gostaríamos muito de reforçar o contacto direto entre a nossa equipa de 35 colaboradores e os nossos coprodutores e queremos convidá-los a vir cá visitar-nos mais vezes quando o atual estado de crise passar. Infelizmente os últimos acontecimentos impediram-nos de fazer a Assembleia Geral do CSA, mas vamos ter mais Encontros e Eventos no futuro.

A comunidade não se constrói somente entre produtor e consumidor, mas também diretamente entre vocês, no vosso bairro. Agradecemos a todos os nossos parceiros e coprodutores que nos permitem ultrapassar todas as semanas um dos nossos maiores desafios, nomeadamente a logística entre o Montado do Freixo do Meio e os pontos de entrega em Évora, Montemor-o-Novo e, particularmente, Lisboa.

Durante a Pandemia vamos essencialmente salvaguardar a comunidade de alimento do Montado do Freixo do Meio que sustenta o nosso projecto agroecológico.

Agradecemos a vossa compreensão.

Mais informações sobre o Programa CSA aqui.