Evento

O 3º Encontro da Espiga – o atual “Encontro da Primavera celebra a relação entre o homem e a natureza no que respeita a Amor (papoila), Alegria (camomilas), Saúde (rosmaninho), Paz (oliveira) e Alimento (espiga).

“O dia da Espiga” celebra-se em Portugal, na 5ª feira de ascensão, 40 dias após a Páscoa. Segundo a tradição, várias pessoas compõem um ramo silvestre composto de espigas de cereais, flores e ramagens e colocam-nos atrás da porta de casa para que o amor, a abundância, a alegria, a saúde e a paz não faltem no seu lar. O ramo é substituído nos anos seguintes.

A Cooperativa de Usuários da Herdade do Freixo do Meio organiza, no dia 12 de Maio, uma festa com um conjunto de actividades lúdico-didácticas alusivas a esta tradição ancestral que nos liga à agroecologia e aos elementos dos ecossistemas naturais reavivando o simbolismo associado a este costume.

Acontece em simultâneo o 15º Encontro de co-produtores do "Programa Partilhar as Colheitas CSA" Freixo do Meio, uma oportunidade para reflectir, trocar informações e ouvir os testemunhos das famílias que integram o modelo agrícola de consumo cooperativo e solidário que iniciámos, em conjunto com outros produtores locais, em 2015.

Convidamos todos os interessados a celebrar a Espiga num Raid Fotográfico à descoberta da biodiversidade do Montado da herdade, a assistir aos atributos dos cães pastores, à demonstração da tosquia de ovelhas, a visitar as hortas, as agroflorestas e os animais que criamos em modo biológico, sem esquecer o pic-nic, o cozido de bolota no Monte, ou em alternativa as ofertas vegetarianas à base de bolota.

O evento decorre no dia 12 de Maio (Domingo) e tem participação limitada.

Contamos consigo!



OBSERVAÇÃO
Os pratos, talheres e copos servidos no restaurante e bar do evento são feitos de matérias-primas vegetais biodegradáveis e são separados para compostagem. Embora sejam bastante parecidos com o material plástico convencional são feitos à base de polímeros de amido de milho e não de carbono. No entanto, uma vez que é nosso objectivo melhorar e reduzir o impacto ambiental da festa, convidamo-vos a trazer os vossos copos, pratos e talheres, assim como um saco para guardar a loiça utilizada.



Consulte aqui as condições do Raid Fotográfico “Primavera na Espiga”.

image
image

Programa

Convide a sua família ou amigos, e desfrute de um dia em cheio junto na Natureza. Temos diversas actividades planeadas para si!

Hora Local Actividade
09h00 Entrada Abertura
10h00 Parque dos Burros Cães Pastores - provas e demonstrações com Alfredo Pereira
10h00 Cabana dos Bois - Restaurante Treino Aberto de caminhada e corrida
11h00 Agrofloresta das crianças Demonstração de Tosquia de Ovelhas Raça Merino Preto
11h00 - 15h00 Escola Visitas guiadas às hortas, agroflorestas, animais, produção de bolota e Projectos LIFE Montado Adapt e Eco-montado XXI
12h30 - 14h30 Restaurante - Cabana dos Bois Cozido-BIO
16h00 Cabana dos Bois (exterior) Rancho Folclórico
16h30 Escola Conversa aberta - "O que é o CSA Freixo do Meio?"
Todo o dia Monte do Freixo Feira de artesanato
Todo o dia Monte do Freixo Feira de produtos biológicos
Todo o dia Herdade do Freixo do Meio Raid Fotográfico "Primavera na Espiga"

Inscrições

Para efectuar a sua inscrição é necessário iniciar sessão, ou criar conta.

Condições de acesso

Não serão aceites inscrições por email.

As inscrições são pessoais e obrigatórias para todos os adultos com mais de 18 anos que não sejam residentes na freguesia de Foros de Vale Figueira.

As crianças e jovens até aos 18 anos, bem como os residentes na freguesia de Foros de Vale Figueira e co-produtores CSA, têm entrada gratuita no evento e não requerem inscrição;

Caso não efectue a sua inscrição, a entrada, bem como a refeição Cozido-Bio, não são garantidas.

O comprovativo da inscrição deverá ser apresentado à entrada do evento, e dá direito ao levantamento da senha para o Cozido-Bio.

Para garantir a disponibilidade da refeição, as senhas para o Cozido têm de ser levantadas no ponto de informação no edifício da Escola até às 13h30.

As reservas de cozidos são idênticas para adultos, jovens e crianças, atendendo a que a refeição é servida em doses iguais. Não há cozido vegetariano.

Em caso de cancelamento da inscrição contacte-nos através do e-mail: visitas@herdadedofreixodomeio.pt

Existem à entrada do recinto condições de estacionamento gratuitas.

O valor cobrado pela inscrição e pelas actividades subscritas visa apenas o acesso ao evento, não incluindo o estacionamento das viaturas.

A organização não se responsabiliza por qualquer dano ocorrido nas viaturas estacionadas, dentro e fora do recinto do evento.

Se pretende fazer uma inscrição para um expositor de venda no dia do evento, contacte-nos através do e-mail: visitas@herdadedofreixodomeio.pt.

image