Programa CSA - O modelo

O Programa CSA Partilhar as Colheitas teve início em 2015 no Montado do Freixo do Meio. É um modelo de consumo e de produção alimentar biológica de proximidade, responsável e consciente. Estabelece um compromisso mútuo entre consumidores e quem produz, ligado por valores de solidariedade e confiança, com preços fixos e assente no reconhecimento do alimento como Bem Comum.

O Programa CSA baseia-se em 3 princípios:

Produção de alimentos em harmonia com a natureza

A produção alimentar humana é parte integrante de um ecossistema natural complexo e com recursos limitados que importa compreender e respeitar. Nesta abordagem ancestral que é, ainda, a base da soberania alimentar de muitos povos, as características e funções de cada elemento da biodiversidade são absolutamente respeitados.

São modelos de produção inspirados e cumpridores da forma como a natureza funciona, garantindo o ciclo natural ao longo de um ano, a estabilidade energética e os sistemas de autorregulação. No Montado do Freixo do Meio produzimos segundo os princípios da agroecologia, da permacultura e da soberania alimentar.

Relação pessoal entre o consumidor e o agricultor

O sistema moderno da distribuição de alimentos afastou o consumidor da produção dos alimentos, dos desafios e da satisfação do contato com a terra. O programa CSA tem como objetivo restabelecer o contacto direto entre o consumidor e o agricultor e a terra que este cultiva.

O consumidor passa a conhecer melhor a realidade do agricultor e o processo de obtenção dos alimentos. Recebe alimentos locais e biológicos da época, sempre frescos, a um preço justo que permite ao agricultor a produção sustentável. O agricultor pode planear, em conjunto com o coprodutor, as colheitas e necessidades de carne e outros alimentos, reduzindo o desperdício alimentar.

Alimento como Bem Comum

Se o alimento é um Bem Comum, todos devemos participar, partilhando os riscos e benefícios das colheitas numa lógica de responsabilização conjunta com a consciência da complexidade e responsabilidade de produzir alimentos. Através das quotas, nós no Montado do Freixo do Meio partilhamos as dificuldades e os sucessos da nossa produção, oferecendo o melhor que a natureza nos dá.

Download: PDF - Programa CSA